Notícias Contábeis


Volume de empreendedores negros cresce no país: Sudeste e Nordeste lideram

21/11/2024

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A baiana Taís Cardoso é proprietária da marca infantil Traços Marcantes, na Bahia, que valoriza a estética de negros e indígenas e está há quatro anos no mercado. A loja vende roupa e acessórios e promove eventos com foco no respeito às diferenças. Taís faz parte do contingente de empreendedores negros no país, que subiu 22% nos últimos 10 anos (2013-2023), superando o volume dos donos de pequenos negócios brancos, que teve alta de 18%.

Os dados são de estudo do Sebrae, que indica ainda que o Nordeste tem 32,7% dos afroempreendedores do país, perdendo apenas para o Sudeste (37,7%). O levantamento foi produzido com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destaca ainda que as mulheres pretas estão, cada vez mais, investindo em educação e qualificações profissionais. “Esse avanço na qualificação tem contribuído para a gestão mais eficiente de seus negócios, o que se reflete no aumento da produtividade e, consequentemente, do rendimento”, exemplifica. “Mesmo que persistam lacunas, essa melhoria tem impacto direto no potencial de crescimento econômico das empreendedoras e dos empreendedores pretos.”

Rede de apoio para crescer

Para sobreviver no mercado, Taís relata que contou com o apoio do Sebrae por meio de mentorias, cursos e acelerações. “Isso nos fortaleceu bastante para o desenvolvimento da marca e do pessoal. Recebi noções sobre gestão de negócios e desenvolvi habilidades que me ajudaram a crescer”, comenta.

Outra peça essencial para que o negócio saísse do papel foi a rede de apoio que a empreendedora conquistou, formada por amigos e familiares, que chegaram até a emprestar a ela o cartão de crédito no início do empreendimento.

Depois de tudo que passei, me considero uma inspiração para muitas empreendedoras”, afirma. “Sinto que minha história agrega valores para a marca e traz um impacto que acaba incentivando e trazendo essa ligação com outras mulheres.

Taís Cardoso, proprietária da marca infantil Traços Marcantes.

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, Taís Cardoso deixa um recado aos empreendedores pretos: “Levem o negócio a sério, de forma profissional, tenham disciplina dentro desse processo que não é fácil, mas que com muita persistência é possível alcançar objetivos. Assim eu tenho alcançado metas dentro da Traços Marcantes e tenho visto resultado”.


Fonte: Agência Sebrae